quarta-feira, 16 de março de 2016

MER com engenharia reversa utilizando o Toad for MySQL



O Toad for MySQL é uma ferramenta gratuita para administração de bancos de dados. Apesar de não ser um software voltado ao projeto do banco, há nele um painel bem útil para gerar Modelos Entidade Relacionamento (MER) de forma “engenharia reversa”, isto é, gerando o modelo após as tabelas estarem prontas.
A versão utilizada neste post foi baixada daqui: http://quest-software-toad-for-mysql-freeware.software.informer.com/6.0/
Após instalar o Toad (neste tutorial, o banco de dados está no mesmo computador e usaremos as tabelas “artigo”, “autor” e “categoria” desse post:

http://trocadicas.blogspot.com/2016/03/relacionando-tabelas-em-bancos-de-dados_10.html) abra-o e o primeiro passo é criar uma conexão ao banco de dados. Para isso, no painel “Connection Manager” clique no ícone “Create a new connection” à esquerda:





Na tela que se abre, preencha o campo “user” (seu usuário padrão do Mysql), “password” (se estiver usando senha) e, se quiser utilizar um determinado banco de dados, preencha a linha “database” (se quiser usar todos, deixe em branco):


Confirme clicando em “Connect”; caso a conexão seja estabelecida corretamente, logo abaixo, no painel “Object Explorer” serão exibidos diversos detalhes do banco de dados, como as tabelas e suas colunas etc:


Agora clique no ícone “Create diagram of database”:


Surgirá um painel (“Creating a database diagram”):


 Agora é “baba”: simplesmente selecione as tabelas (pressione ctrl para selecionar várias) e arraste-as para o painel:


Vc poderá redimensioná-las e reposicioná-las à vontade; para eliminar uma tabela desse quadro (ela não será apagada do banco) é só clicar no botão caso não tenha ainda criado os relacionamentos, basta clicar na(s) chave(s) primária(s) e arrastá-las para a tabela onde elas serão chaves estrangeiras:

Seu MER está pronto! Contudo, não localizamos um recurso para exportá-lo; se quiser salvá-lo como imagem capture a tela e cole num software (como o “paint”, por exemplo). Também é possível salvá-lo num formato próprio (*.ter). Para isso, acione File – “save file as”.